segunda-feira, 17 de setembro de 2007

TORRADAS COM GELEIA

Esta noite adormeci com o bater constante da chuva na caleira de metal que passa mesmo junto à janela do meu quarto. Funciona como o tic-tac dos despertadores a corda. A princípio parece que nos incomoda, mas depois acaba por nos embalar a fazer lembrar uma cantilena daquelas que as nossas mães nos cantavam para nos adormecer.
Quando acordei já não foi com o sol, como até aqui. O Céu estava nublado e a chuva, por fim, apareceu. Nem muito forte, nem muito mansa. Ideal para regar as culturas e começar a ensopar as terras, preparando-as para receber as enxurradas de Inverno.
Na Rádio, a notícia de abertura dos noticiários, centrou-se à volta da alteração ao Código de Processo Penal e das consequências que tais "novidades" vão ter na sociedade e no funcionamento da própria justiça. Aparentemente, ficamos com a ideia de que vão ficar injustamente à solta uma quantidade de indivíduos que aguardavam em prisão preventiva, a dedução de acusação ou mesmo a realização do julgamento, tendo em conta o tipo e a gravidade do crime que cometeram. A ser assim, e uma vez que foram reduzidos os prazo de prisão preventiva, muitos irão aguardar em liberdade o tempo que, com a anterior situação, aguardariam "atrás das grades".
Ao descer até à cozinha, já sentia o cheirinho a café acabado de fazer. Já estavam todos sentados à volta da mesa grande, com tampo em mármore branco polido e ligeiramente gasto com as marcas que os anos e as repetidas refeições foram deixando.
- Bom dia a todos. - disse eu
E todos me responderam com um abanar da cabeça porque estavam demasiado ocupados a saborear a primeira e mais importante refeição do dia.
Por entre dentes a D. Rosalinda advertiu-me da necessidade de, mais do que nunca, verificar a identidade dos possíveis hóspedes, não fosse algum dos presos que beneficiaram da redução dos prazos de duração da prisão preventiva deste fim-de-semana, desejar ocupar a pensão até conhecer a decisão final sobre o seu processo. Além disso também me informou que os hóspedes dos quartos 27 e 28, estavam de saída até ás 12 horas e já tinham pedido a conta.
Depois de saborear as magníficas torradas acompanhadas com aquela extraordinária geleia, subi até à recepção a fim de tratar das questões pendentes e de, começar um novo dia.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...