sexta-feira, 5 de outubro de 2007

5 DE OUTUBRO - UMA CONTRIBUIÇÃO

O dia prometia ser mais ameno, pelo menos a julgar pelo sol que já se via a brilhar por entre as nuvens que planavam sobre a Serra da Atalhada.
Para comemorar a efeméride, a Câmara Municipal de Penacova, nada fez, como normalmente acontece, nem sequer uma referência ao facto na sua (pobre) página da internet.
Não fosse uma meia dúzia de indefectíveis apoiantes da causa republicana a colocar uma coroa de flores junto ao busto do 6º Presidente da República Portuguesa, quase que o 5 D'Outubro passava despercebido em Penacova.
A menina Alice descia a escada apressadamente e, a primeira coisa que fez, foi perguntar porque motivo era tão importante o feriado de hoje. A D. Rosalinda tratou logo de explicar à neta que, esta data marcava o fim da monarquia em Portugal e a implantação da República em 5 de Outubro de 1910, após o regicídio de 1 de Fevereiro de 1908.
- Regicídio? - perguntou a menina Alice - O que é o regicídio, avó?
- Olha filhinha, foi a única forma que os republicanos encontraram para pôr fim à monarquia e digo-te que não foi a maneira mais correcta de o fazerem. - respondeu-lhe a D. Rosalinda sem querer prestar muitos mais esclarecimentos.
- Mas o que é que esta data tem assim de tão importante para Penacova? - perguntou de novo a menina Alice, cheia de curiosidade?
- Porque o 6º Presidente, Dr. António José de Almeida, era natural de Vale da Vinha, uma localidade da freguesia de São Pedro de Alva. - respondeu a D. Rosalinda.
- Curiosamente, nomeou 16 governos durante o seu mandato e foi o único que, até 1926, o desempenhou até ao fim. - disse eu.
- Quer então dizer que, fazemos parte de um concelho que também contribuiu para manter acesa a chama republicana! - exclamou a menina Alice bastante admirada.
- Exactamente, ao contrário de hoje, em que nem sequer é feita uma referência oficial a esse facto. - respondi eu, um pouco desagradado.
- Deixe lá Mário, se tiver oportunidade, farei questão de o referir na segunda-feira que vem, durante a aula de história. - disse a menina Alice.
- Fazes muito bem Alice - disse a D. Rosalinda -, assim irás contribuir para que, pelo menos, os teus colegas de turma não se esqueçam desse episódio que tanto nos orgulha.
- Sim menina Alice. Essa também é uma das vossas funções como estudantes, não deixar cair no esquecimento a nossa história e a contribuição que demos para que, na nossa perspectiva, ela avançasse. - disse eu, dando mais um golo de café e uma trinca na Nevada de Penacova, que tão deliciosamente me está a saber.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...