quarta-feira, 24 de outubro de 2007

OUTONO

A D. Rosalinda é uma daquelas pessoas cheias de palavras e gosta de as libertar quando elas lhe enchem o saco das conversas.
- Sabe, Sr. Arquitecto, eu não gosto do Outono. Está tudo muito quieto. Parece que os dias nos andam a dizer para ficarmos mais frios, mais mal dispostos, menos atentos à paisagem... É quase como se nos tivessemos embebedado com o Verão e agora estamos a curar a ressaca dos excessos do estio.
- Oh D. Rosalinda, a senhora faz-me lembrar uma música do Fausto! Não, eu não vou cantar para não a assustar. Deixo-lhe os versos:
"Rosalinda se tu fores à praia,
Se tu fores ver o mar,
Cuidado não te descaia,
O teu pé de catraia,
Em óleo sujo à beira mar!"
- Mas oh senhor Arquitecto, aqui não há mar, só há o Mondego!..
- Bem sei, disse. Mas olhe que junto a ele, tenha cuidado. Ele já esteve mais limpo! Mesmo que não haja óleo, pode haver latas, frigoríficos, fogões, plásticos e outras utilidades...
D. Rosalinda sorriu um pouco amareladamente e vergou-se a um silêncio estranho e com que não contava! Ainda assim, eu rematei para a tentar sossegar:
- Olhe, para combater a sua "azia" outonal, partilho consigo esta imagem, obtida há 2 ou 3 dias, junto ao Mondego, e que nos mostra que esta Penacova é bonita em qualquer altura do ano. Até no Outono que a D. Rosalinda gosta pouco.
I

(c) Arquitecto

I

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...