domingo, 25 de novembro de 2007

BENFICA, PORTO E OUTRAS EMERGÊNCIAS

- Bom dia menina Alice.
- Bom dia Mário.
- Então menina Alice, correu bem o encontro de coros?
- Não correu mal Mário.
- Pelo menos, a julgar pela quantidade de carros que se encontravam no Terreiro, parece que tiveram uma plateia bem composta. E, além disso, já o salão estava aberto, com as luzes já acesas, tudo arranjadinho, o que só prova que em Penacova, o jazz não é apadrinhado pela classe política, embora se compromentam a fazer, atabalhoadamente, a sua divulgação.
- Sim, é verdade Mário mas, além disso tudo, as camisolas que o muicípio ofereceu desta vez, eram apenas camisolas e não vestidos, como no ano passado.
- Ainda bem que assim foi.
- Não foste lá Mário?
- Não menina Alice, preferi ficar aqui na pensão a ver o Benfica, ou melhor, a Académica, aquele grande clube.
Bom dia a todos, disse o Paulo quando entrou.
- Bom dia. - respondemos
- Então Mário, o Benfica lá ganhou à Académica!!!
- Parece que sim meu caro, para muita pena minha.
- Deixa lá que o Porto vai ganhar ao Setúbal.
- A ver vamos, a ver vamos.
- Então Paulo, que mandas?
- Olha, pode ser um café curto e um pastel de Lorvão.
- E novidades?
- Olha, fiquei contente por saber que o Paquistão foi suspenso da Commonwealth até regressar à democracia.
- Então, isso é fácil, agora o Musharraf vai chegar ao parlamento paquistanês e diz: "Meus amigos, a partir de agora, somos uma democracia" e ficam satisfeitas as exigências daquela comunidade e o Paquistão vê assim, pela segunda vez, a sua suspensão levantada.
- Sim, é mais ou menos assim que funciona mas, o que a Commonwealth devia ter logo feito, era impedir, ou pelo mesmo manifestar o seu repúdio, quando o Musharraf decidiu alterar as regras da democracia para se eternizar no poder decretando para isso o estado de emergência.
- E por cá meu caro amigo?
- Olha Mário, por cá achei interessante a entrevista dada ao Expresso, pelo Inspector-Geral da Administração Interna, Clemente Lima.
- Éh, eu também achei interessante, interessante e preocupante.
- Ainda há muita coisa que aqueles que são pagos para zelar pela nossa segurança têm que fazer para que nos inspirem confiança
- Olha Paulo, tenho um amigo que nunca foi à tropa, nunca disparou uma arma de fogo e, quando acabou o curso de polícia, mandaram-no para a rua fazer patrulha com uma arma à cinta com a qual apenas tinha dado tiro duas vezes. Diz-me só se esse agente da autoridade, estava em condições de defender alguém ou de se defender a ele?
- Não se admite que as coisas sejam encaradas assim com tanta ligeireza. Depois é o que se vê, mortes acidentais, tanto de um lado como do outro, excesso de autoridade com as tendências violentas que lhe estão adstritas e, por fim, o excesso de corporativismo que impede o apuramento de responsabilidades.
- É muito complicado. Então e aquele sujeito que estava aqui na quinta-feira a falar contigo acerca do caso Esmeralda?
- Aquele que reflectiu duas vezes sobre o assunto?
- Sim Mário esse, por acaso achei interessantes as posições dele acerca do assunto. Revelou-se uma pessoa esclarecida e com opinião formada, pena é que não tenha dito quem era.
- Pois é Paulo, às vezes é assim, aparecem, conversam um pouco e depois vão-se embora sem sequer dizer quem são.
- Pode ser que volte.
- Pode ser que sim, é sempre agradável ter um interlocutor tão esclarecido.
- E talvez até se identifique.
- Isso era óptimo Paulo, isso era óptimo.
- Olha Mário, que interessante, só agora reparo que na televisão da pensão está a passar mais uma daquelas iniciativas levadas a cabo pela Greenpeace para, mais uma vez, alertar o mundo para o problema do aquecimento global.
- Sim Paulo, é mais uma tentativa das muitas que aquele organismo leva a cabo para alertar ou sensibilizar, os poderosos.
- Sabes Mário, eu acho que os poderosos não são sensíveis a esse ponto, infelizmente.
I

2 comentários:

Anónimo disse...

se me dão licença?!...gostava de meter o 'bedelho' na conversa...contem lá melhor essa historia do agente da policia que fez um curso e só disparou duas vezes.(áh é verdade,sou 'policia'),continuando...duas vezes??ou duas sessões?e quantos disparos?com que armamento?em que ano?...é que nem sempre o que ouvimos é verdade(hoje em dia,até nos tribunais se falta á verdade!),por vezes é mais o 'diz que disse' do que a realidade.adiante...porque será que as associações de policia concordaram com o Sr. inspector na grande maioria das suas afirmações?porque será que as missões internacionais tem sido sucessivamente um exito e até objecto de analise a nivel mundial pela sua excelência de serviço?os agentes são os mesmos,mas e os meios humanos e materiais,a remuneração,os comandos serão identicos???
quanto á violência é um facto que ela existe de parte a parte,a propria sociedade está muito mais violenta!mas vamos ao fundo da questão,como deve ser tratado um cidadão que ameaça publicamente agentes em blogs e outros meios?porque não agem os tribunais?será por terem processos que cheguem,lá no escritório e não dá muito 'jeito' mandarem mais papeladas para ocupar um espaço que poderia ser o de um vaso florido qualquer?porque não acompanham no terreno as operações,a realidade?...para os mais esquecidos relembro que juizes e magistrados até tem 'uso e porte' de arma!...e sim,já sei que cada macaco no seu galho mas...um agente que erre no seu serviço,é punido internamente e muitas vezes ainda é repreendido publicamente nos tribunais,agora 'noutras'profissões tudo se resolve com o tempo,ao contrario da de policia que tudo se passa em fracções de segundos...(só por estar aqui com esta cavaqueira fiquem sabendo que posso ser punido com dias de detenção!lembrei-me agora...)
bem vou andando que é melhor,vou fazer a mala,comer uma sandes e um sumo(não,não é um 'tinto' porque um agente quando entra ao serviço tem que ter 0,00 g/l de alcool no sangue),despedir-me da familia( não sei o dia de amanhã),pôr-me a caminho porque vou entrar de serviço da meia-noite ás oito da manhã...isto se não houver detenções,mortos,feridos ou alguma operação que por falta de efectivos me obrigue a fazer mais umas horitas até ao almoço(o que me dará mais € 3,81 ao fim do mês).
ps:reparei agora que o meu fardamento está a ficar 'velho',ainda tenho que passar algures para ver o preço das botas e do blusão pelo menos...as camisas ainda vão dando(menos aquela que ontem me rasgou aquele senhor embriagado,desempregado,emigrante,toxicodependente que encontramos dentro da vivenda da dona Maria a tentar violá-la,já com a reforma e as poupanças da vitima no bolso,alem de outros 'produtos'...e ainda veio um 'amigo', 'patrão' ou o que era, 'pedir' para esquecermos o sucedido,pagava o que fosse preciso,até nos pagava um 'fardamento' completo,e mais qualquer coisa...vejam lá que o fulano até conhecia politicos,presidentes,doutores e engenheiros,que lhe deviam uns favores e se necessário fosse nos colocavam perto de casa!...resistimos á tentação,depois falamos com a D. Maria e surpresas das surpresas:
-eles querem-me assustar!...mas o terreno é meu não o vendo e até já sei que vai lá nascer perto um condominio de luxo,pertence aquele grupo,como é o nome? que até financiou o partido 'X',amigo do Sr que aparece sempre no futebol na TV...como dissem agora:são os lobbies! no meu tempo eram os mafiosos...velhos tempos...-o que se passou hoje...á 40 anos atrás vinha a GNR com umas capas pretas,nas bicicletas,até os meninos fugiam para casa!mas que havia respeito,havia.passavam a noite lá no posto,eram sovados e servia-lhes de emenda...hoje em dia,até se queixam das algemas e de não terem televisão nas celas!ao que isto chegou,meu deus!-...bom já passou o susto,amanhã vou a esquadra falar com o vosso chefe para agradecer...e levar um bolinho para voçês,pode ser?

...lá tive eu de explicar á senhora que até adoro essas e outras guloseimas mas não poderia aceitar,corria o risco de ser acusado de corrupção passiva,de favorecimento pessoal ou um crime qualquer...entretanto tocou o 'meu telemovel' para dar conta de mais um caso de violência domestica e lá fomos nós!
...como é bom ser agente de segurança em PORTUGAL,pensei eu,olhando para o telemovel com a imagem da familia no ecrâ!

recepcionista disse...

Bem-vindo à Pensão Viseu.
Apareça mais vezes e...sinta-se em casa, preferencialmente, com identificação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...