sexta-feira, 16 de novembro de 2007

VALIA MAIS TRINCAR A LÍNGUA

- Não são todos os dias que se fazem 85 anos, pois não Cristina?
- Pois não Mário, e eu que apenas lhe dava uns 70 e poucos.
- Eu também nunca imaginei que fosse assim tão "usado", sim porque velhos são os trapos.
- Está com uma carinha laroca sim senhor e, além disso, escreve que é uma maravilha.
- Boa noite Susana, ainda bem que vieste, também gostas de Saramago?
- Olha Mário, as leituras para mim resumem-se a assuntos relacionados com comida e a sua confecção porém, confesso que José Saramago é uma figura incontornável da nossa história actual, com inúmeros reconhecimentos literários, entre os quais, aquele que lhe deu mais projecção mundial.
- O Nobel da Literatura em 1998. - disse a menina Alice
- E não só - disse a Susana -, também ganhou o Prémio Camões em 1995. Assim, movida pela curiosidade, porque quem é alvo de tanto reconhecimento tem que ser muito bom, decidi dar uma olhadela em alguma das suas obras.
- Mas olha Susana - disse eu -, este dia significa muito para a vida daquele senhor e também para todo o povo português, não só pelo facto dele próprio ser nosso compatriota, mas também por contribuir para a divulgação e engrandecimento da língua portuguesa e do seu povo, contudo, algo, ou melhor, alguém o manchou com declarações quase ofensivas à língua de Camões.
- Não percebo onde queres chegar? - disse a Susana
- Eu vou explicar melhor. Um dia, como o de hoje, com tanto significado para a língua portuguesa ficou manchado com as declarações do presidente Bush, a propósito dos cortes orçamentais que ele considera serem necessários fazer.
- E então Mário? - perguntou a menina Alice
- Vai daí, aquele presidente vetou uma proposta orçamental apresentada pelo partido democrata, alegando que, entre outras coisas igualmente supérfluas, um programa de português como segunda língua era perfeitamente dispensável. - expliquei
- Quer dizer então, que para aquele Senhor, tudo que cheire a cultura é de dispensar? - pergunto indignada a menida Alice
- Exactamente - disse eu -, para aquele indivíduo, tudo o que não seja Iraque e Irão, não deve ser tido em consideração.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...