domingo, 2 de dezembro de 2007

ARQUITECTURA DESAFIADA


Foto: (c) Arquitecto

Nas minhas passagens por Penacova, como Arquitecto, não fico indiferente ao caos urbano em que, paulatinamente, se está a transformar a Cheira e os "arredores" da vila de Penacova.
As perguntas que se me colocam são muitas, mas algumas delas, pelo seu carácter dramático, erram sistematicamente em busca de respostas.
Se é certo que o progresso tem muitas caras, não me parece evidente que "este" progresso se construa ao arrepio de elementares regras estéticas e de integração na paisagem.
Quem permite estas "singularidades" arquitectónicas, espalhadas pelas encostas de Cheira e Penacova?
Bem sei que a morfologia do terreno não augura nada de fácil, mas o bom senso, nestes casos, deveria ser muito mais acautelado.
Portanto, o desafio está colocado. Ou Penacova cresce de braço dado com a sua paisagem, ou estamos a criar um "monstro" e a semear de abencerragens um lugar singular, onde deveria ser obrigatório cumprir com as regras estabelecidas pela própria natureza.
Pelo que se vê, o caminho não está a ser esse...

2 comentários:

bruno e.a. disse...

gostei do nome e vejamos se serei um hóspede frequente!
tenho de ter algum desconto ou cartão de cliente, hã!
abs

recepcionista disse...

Pelo menos já por cá passou e, se não me engano, voltará a passar, quanto mais não seja para se sentir em casa.
Quanto ao desconto,esse e um assunto que só a gerência pode tratar, contudo, e pelo que me é dado a conhecer, depende do nº de visitas.
Bem haja e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...