sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

AS ESTRELAS DE BALI

- Parece que em Bali as coisas estão um bocado "quentes", não achas Mário?
- Quentes e de que maneira Luís, principalmente depois da tomada de posição do presidente Bush em tentar protelar ainda mais as limitações às emissões de gases que contribuem para o efeito de estufa.
- Sabes Mário, acho uma perfeita parvoíce estarem a contar com aquele paspalho para decidirem alguma coisa em benefício do planeta.
- Tens razão Luís, aquele indivíduo não tem um pingo de vergonha e muito menos respeito pelo nosso futuro. A economia norte-americana está basicamente dependente do petróleo, tudo nela gira à volta do ouro negro e para ele impor regras severas às suas empresas é o mesmo que estar a ditar-lhes a morte prematura e a hipotecar o seu futuro político.
- Tudo bem, até pode ser assim Mário, mas não vamos sacrificar o equilíbrio ecológico do nosso planeta por existirem meia dúzia de energúmenos que temem pelas suas fortunas ironicamente construídas à custa dos constantes atentados contra o planeta.
- E se o presidente Bush não mudar de posição, a E.U. ameaça não comparecer na reunião agendada para o final de Janeiro no Havai.
- Alguém tem que tomar uma posição de força para ver se todos invertem a tendência poluidora a que todos estávamos habituados. Até mesmo Portugal ultrapassou em 15,8 por cento o limite de emissões estabelecidas pelo Protocolo de Quioto.
- Quando o exemplo vem de cima todos se sentem no direito de prevaricar, pena é que, para muitos e sobretudo para os mais pobres, o desenvolvimento, ainda depende das energias poluidoras e, no nosso caso, com estamos praticamente dependentes do exterior, estamos reféns dessas tecnologias que, apesar de baratas e poluidoras, contribuem para o nosso desenvolvimento.
- Olha amigo, enquanto eles não chegam a consenso, vamo-nos preparar para saborear o polvo no forno com batatas que a Susana confeccionou para o jantar e beber um espumante da "Quinta da Calçada Bruto" que a Cristina fez questão de aconselhar para acompanhar aquele magnífico manjar.
- Depois Mário, vamos esperar ter sorte com o céu para ver se conseguimos observar a chuva de estrelas que está prevista para esta noite.

foto: Yusuf Ahmed Tawil/Reuters

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...