sexta-feira, 9 de abril de 2010

Um sítio especial


O regresso do tempo quente tem destas coisas. Um passeio à noite pelas ruas da vila, dão prazer a qualquer um, sobretudo àqueles que o fizeram pela primeira vez. A iluminação amarela favorece o percurso pelas ruas estreitas da parte mais antiga da vila, emprestando-lhe um ar mais acolhedor.
É agradável passear à noite! Tão agradável que alguns hóspedes fazem questão de fotografar os sítios de que mais gostam.
- Desta vai ter que me arranjar uma cópia para colocar num sítio especial da Pensão!
- E que sítio é esse, posso saber?
- Então, basta olhar à sua volta e verificar de que sítio especial se trata.
- Bom, o que vejo são várias fotografias de Penacova penduradas nas paredes da Pensão, logo, presumo que seja nelas que pretende pendurar a cópia que me está a pedir.
- Exactamente! É numa dessas paredes que a pretendo pendurar, para dar seguimento a uma tradição da Pensão.
- Que é?....
- Cada hóspede da Pensão que queira deixar um testemunho fotográfico da sua passagem por Penacova pode, e deve, fazê-lo, entregando a mim directamente ou ao Matias. Depois, serão afixadas em função da sua beleza ou oportunidade.
- Quer dizer então que gostou desta fotografia, não é?
- Gostei bastante! Principalmente por mostrar um dos monumentos de Penacova que, após de já ter sido colocado em três lugares diferentes, parece que finalmente está onde deveria ter estado sempre.
- Olhe que gostei bastante da forma como o colocaram e sobretudo da disposição das luzes que o iluminam.
- De facto favorece-o bastante. Por acaso sabe que foi construido em 1909.
- Bem sei. Deu para ver a data que tinha inscrita. Faz 101 anos este ano.
- Precisamente!
- E não houve festa de aniversário?
- Não, Penacova não tem cultivado muito o hábito de preservar e respeitar os monumentos que tem. Salvo raras excepções, tem-se verificado um abandono quase total de grande parte do nosso património edificado.
- É pena que assim seja. Por aquilo que me foi dado a conhecer, Penacova consegue rivalizar com algumas das mais bonitas vilas históricas do nosso país. Está como que situada num promontório e a disposição das casas forma uma seta imaginária cuja ponta se situa no Mirante, que por sinal também é centenário. Por isso é importante trabalhar no sentido de preservar essa singularidade e o legado dos mais velhos.
- Olhe caro hóspede, nem sempre temos à frente desses departamentos pessoas com sensibilidade suficiente para zelar por eles.
- Então D. Rosalinda, se assim é, fique com a foto para que, pelo menos desse, se mantenha uma boa recordação.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...