quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Passeio inédito, com património exagerado


- Bom dia Matias!
- Bom dia Sr. Luís. Então que me diz da "Noite em Busca do Património"?
- Bem, não sei porque não pude estar presente, mas pelo que vem hoje aqui no jornal, terá sido um a noite e tanto.
- Por acaso até foi, mas também não foi assim como refere esse jornal .
- Ai não! Então conte-me lá como foi.
- Bem, notei que por parte dos protagonistas da noite, aqueles que estiveram trajados a rigor, houve grande a preocupação em se aproximarem o mais possível da realidade da época, agora no que diz respeito à organização do evento, verifiquei que o único local que realmente esteve à altura do evento, foi a Igreja Matriz, todos os outros não foram alvo de preocupação por parte dos organizadores.
- Outros? Que outros locais é que não estavam como deveriam?
- Então olhe, ao fundo das escadas, a fonte que deveria estar iluminada, não estava, a Casa da Freira, repositório de grande parte do património artífice de Penacova, encontrava-se encerrada, ao que soube, por necessitar de obras
- Então e as colchas festivas?
- Olhe Sr. Luís, a única colcha que vi ser pendurada, e à pressa, foi quando o desfile já retornava do Mirante.
- Então, quer dizer, que tudo isto é mentira!
- Não, claro que não, mas não é de todo verdade, pecando até pelo exagero. Não fossem os funcionários municipais estarem presentes, e uns quantos forasteiros terem aparecido, os habitantes contavam-se pelos dedos.
- Ora bolas, e eu a pensar que tinha perdido um grande evento.
- E perdeu, mas não foi tão grande como aí vem descrito, apesar de ter que admitir que a iniciativa foi louvável, por ter sido inédita na nossa terra.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pensava eu que os funcionário também fazem parte dos habitantes do Concelho. Afinal parece que me enganei.

Anónimo disse...

Totalmente de acordo. E ainda agora acabei de ver uma foto do Frontal onde aparecem várias dezenas de pessoas. Assim de repente só lá vejo um funcionário no meio da multidão. Além disso, se o objectivo era recriar 1908 a que propósito deveria haver mais iluminação?

reconquinho disse...

Não percebo este "bota abaixismo". Foi de facto uma noite bonita, bem melhor do que quer fazer crer o rececionista. De facto a iluminação da fonte está desligada e quanto a mim assim deve continuar. Aquele sitio fica muito mais bonito apenas com a iluminação dos candeeiros de rua, é a minha opinião. As colchas nas janelas não estavam lá, mas deviam estar? e a que propósito? por acaso a do cruzeiro foi lá posta enquanto estava a decorrer a encenação e não no regresso do mirante mas por inciativa da pessoa que a lá pôs e não era suposto. O rececionista estava distraido. Já agora e em relação à Casa da Freira gostava de o lembrar que faz parte da última direção eleita para a Sociedade de Propaganda e Progresso de Penacova, que é a entidade que supostamente zela por aquele espaço. Numa noite bonita em que até S. Pedro colaborou, estão de parabéns os figurantes, o público que assistiu e todos aqueles que organizaram. Uma noite diferente a que alguns não tiveram a lucidez e o bom gosto de assistir e se limitaram a espreitar por trás das cortinas. Eu vi. Que gente...demasiado orgulhosos para valorizarem o que se faz bem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...