segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Exemplo de Solidariedade

Todos os dias, na cozinha da Pensão, a D. Celeste prepara duas refeições que eu me encarrego de levar a duas pessoas nossas conhecidas as quais, ultimamente, têm passado por graves dificuldades financeiras que as têm impedido de satisfazer as necessidades mais básicas. 
- Estão prontas Matias, podes ir levá-las.
- Certo D. Celeste! Mal acabe de atender o sr. Manuel, tratarei de as levar.
- Levar o quê Matias?
- Olhe sr. Manuel, vou levar duas refeições a duas pessoas nossas conhecidas que não as podem custear.
- Áh sim, aqui também existe esse tipo de carências?
- Nem o sr. imagina quanto! Pessoas que até eu nunca pensei virem algum dia a necessitar, fora aquelas que por aí andam que nós não conhecemos e que já se habituaram a comer à custa do sistema.
- Pois, bem sei, há inúmeros casos iguais a esses por esse país fora. E olhe que são os que mais exigem das entidades que lhes põe o comer na mesa todos os dias, lhes pagam renda, a mercearia, enfim tudo aquilo que nos custa dinheiro e que para eles lhes cai do céu.
- É o estado social no seu melhor sr. Manuel. E assim vamos vivendo, sem prespetivarmos dias melhores!
- E de que maneira meu caro Matias. Mas no que diz respeito à intervenção dos municípios, fique sabendo que o de Penacova, fez publicar hoje em Diário da República, o Regulamento do Fundo de Emergência Social com vista a implementar medidas de apoio a estratos sociais mais desfavorecidos.
- Quer isso dizer que vou deixar de ir levar as refeições às tais pessoas?
- Não necessariamente, mas pelo menos já está criado mais um mecanismo que permite avaliar as verdadeiras carências das pessoas, e sinalizar os casos que necessitam de uma intervenção mais urgente.
- Bom, dessa forma poderão vir a ser identificados novos casos de agregados familiares com dificuldades.
- Sim, esse poderá ser um dos resultados.
- Então, em vez de duas refeições, poderei ter que ir levar muitas mais?
- Não será o caso, meu caro Matias, mas com o agravar da crise a D. Celeste poderá vir a ter pena de muitas outras pessoas vossas conhecidas e dessa forma, aumentar o alcance da sua bondade.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...