sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A propósito de Raúl Lino


- Então Alice, que trazes tu na mão?
- Olha Matias, tenho ouvido falar tanto de Raúl Lino nesta terra, que não resisti a comprar o livro que hoje lhe é dedicado em mais coleção do Público.
- E acerca de que é que tens ouvido falar em Penacova, que tenha alguma coisa a ver com Raúl Lino?
- Mas tu não és de cá, ou quê?
- Sou, claro que sou, mas há coisas que mesmo os que cá moram não vêem, apesar de todos os dias por elas passarem.
- Bem, se assim é, as duas únicas coisas que temos da autoria do arquiteto, e que eu conheço, são as duas pérgolas mandadas construir pela Sociedade de Propaganda de Portugal. Uma que fica mesmo encostada aqui à Pensão, e a outra, a maior e mais prazenteira, fica junto à fachada nascente da câmara municipal. De resto, apesar de termos edifícios com arquitetura do Estado Novo, tais como o preventório, as escolas primárias e as casas florestais, não creio que existam outros edifícios, em Penacova, da autoria de Raúl Lino.
- Olha Alice, também não sei se para além das pérgolas (ou pérgulas), existem outros edifícios saídos do lápis do arquiteto, mas fiquei elucidado com a tua explicação.
- Ainda bem Matias! Quanto ao livro, vou colocá-lo junto ao último que adquiri, desta vez na Visão, e que faz parte da coleção "guias dos rios e barragens" na mesinha da sala de estar da pensão.
- Fazes bem Alice! É bom saber que continuas a contribuir para divulgar Penacova e a Pensão, só tenho pena que nesse livro não apareça a "nossa" pérgula. Porém, sinto que não devo defraudar os nossos hóspedes e por isso vou presenteá-los com uma magnífica foto da pérgula maior, como lhe chamaste, captada pela máquina de um admirador da nossa terra, pois se não fosse, nunca conseguiria obter tão bela perspetiva.

[foto]

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...