terça-feira, 4 de outubro de 2011

Queres fiado.....

A conversa desenrola-se à volta da polémica gerada com a cobrança antecipada, por parte do município, das refeições aos alunos do primeiro ciclo. A indignação com que muitos pais encaram a medida, prende-se com o facto de tal atitude visar somente garantir o pagamento das refeições e não com outra qualquer tentativa para aliviar as famílias já de si sobrecarregadas com os aumentos extraordinários dos bens de primeira necessidade.
- Só sei que não vou ter possibilidades de custear o preço das refeições no princípio do mês.
- Então quer dizer que a tua filha não vai comer na escola?
- Não, não se trata disso, só acho que não foram tidas em conta as verdadeiras necessidades das crianças  e dos pais. Onde é que já se viu alguém pagar aquilo que ainda não consumiu?
- Olha Susana, não posso avaliar o impacto da decisão porque não tenho filhos em idade escolar, mas sei que a comissão política do PSD de Penacova veio a público manifestar a sua indignação perante a política de cobrança antecipada das refeições pelo município, alegando que "não hájustificação para que os pais paguem as refeições dos filhos nas escolas porantecipação, independentemente dos dias em que beneficiaram do serviço" para além de a considerarem "de uma enorme injustiça e falta de consideraçãopara com os pais, que tantos sacrifícios fazem actualmente para que os seusfilhos frequentem o ensino."
- Claro que sim Natália! Estou completamente de acordo coma posição tomada por aquela comissão política, até porque a ideia que passa, é a de que, quem não tiver dinheiro não come e essa decisão está a contrariar a solidariedade que deve pautar as políticas educativas do município, as quais devem, isso sim, garantir as refeições às crianças mais carenciadas, independentemente da possibilidade que têm para as pagarem e não agir numa perspetiva unicamente economicista.

2 comentários:

Jorge Neves disse...

O Executivo já levou nas orelhas.

reconquinho disse...

Não me parece que a Natália ou a Susana saibam do que falam, mas são conversas de mulheres...as crianças de São Pedro são diferentes das de Penacova? é que as de Penacova compram antecipadamente as senhas de refeição e não me parece que venha algum mal ao mundo por isso. Parece-me que quando queremos um serviço temos que pagá-lo antes. Ou será que estes senhores primeiro andam de camioneta e depois é que compram o passe? ou primeiro vão ao cinema e depois é que compram o bilhete. Não devemos confundir isto com obrigações sociais, mas para alguns é bom que paguem enquanto têm dinheiro no bolso pois existe o risco de não terem dinheiro para pagar os almoços das crianças mas terem para umas cervejas e cigarros no café da aldeia e de ainda gozarem com os que cumprem as suas obrigações. E já agora senhor Jorge, nã o sei porque tem o executivo que levar ou deixar de levar nas orelhas por causa de um assunto que nem sequer chega a sê-lo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...