segunda-feira, 17 de setembro de 2007

A NOVA QUIMERA

A Susana, nossa cozinheira, informou a D. Rosalinda que, brevemente iria ser necessário repensar o preço da doçaria, do pão e da broa.
- E porquê? - perguntou indignada a D. Rosalinda
- Porque, não tarda nada, tudo vai aumentar de novo - respondeu.
- Bom, a ser assim - disse a D. Rosalinda - vamos ter que aumentar (mais uma vez) o preço das refeições e, consequentemente, o preço das bebidas, da estadia, enfim, de tudo o que consumimos e que damos a consumir.
- Mas porque motivo é que se torna necessário aumentar constantemente o preço dos bens considerados essenciais à alimentação humana? - perguntou a menina Alice, já chegada da escola e ansiosa por esclarecer algumas das dúvidas que, regularmente, surgem no decorrer das aulas.
A Luísa, perante a pergunta, virou repentinamente as costas e encaminhou-se para a cozinha, demonstrando não estar muito interessada na resposta.
Entretanto chega o João que, por coincidência, já tinha ouvido falar do assunto na escola de hotelaria que frequenta e, com muita convicção, explicou à menina Alice o porquê dessa necessidade.
- Ainda bem que pergunta, menina Alice. Hoje mesmo, numa aula sobre panificação, houve quem perguntasse porque razão é que as (constantes) subidas de preço dos combustíveis, influenciavam o preço, tanto dos cereais, como da generalidade das matérias-primas e, consequentemente, do produto final. A resposta era óbvia - continuou ele - , pois nada se move sem combustível. Logo, aumentando um, aumentaria o outro e assim sucessivamente.
- Pois muito bem - disse a menina Alice - mas só por si, esse fenómeno não pode influenciar o encarecimento dos cereais.
- Claro que não - respondi eu - até vos digo mais. Até aqui, sempre que subia o preço do combustível, sabíamos que, mais tarde ou mais cedo, tudo o resto aumentaria. Agora, vamos ter que contar com outros factores que, além do combustível, também vão influenciar o preço de tudo aquilo que consumimos.
- Quais? - perguntaram todos em uníssono.
- Li há pouco um artigo que abordava essa questão e, pelo que percebi, para além do preço do combustível, também temos que contar com a destruição das colheitas, provocada pelas alterações climáticas e, não menos importante, com a utilização dos cereias na obtenção biocombustíveis. - expliquei eu.
- Com tanta utilização que pretendem dar aos cereias, qualquer dia teremos que comer acendalhas e beber gasolina - exclamou a Susana gracejando.
A gargalhada foi geral e todos foram acabar os seus afazeres, que não eram assim tão poucos, porque a hora do jantar já estava próxima e ainda nem sequer as mesas estavam postas.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...