quinta-feira, 13 de setembro de 2007

ACONTECEU

Tinha acabado de confirmar pelo bilhete de identidade a identificação de mais um hóspede que acabou de chegar à pensão e que nela pretendia ficar hospedado por meia dúzia de dias a fim de tratar de uns assuntos relacionados com a instalação de um parque eólico na Serra da Atalhada. Entretanto, chegou das compras a Susana, cozinheira que já conhecem, sobretudo pelos magníficos pratos que confecciona, em particular o ensopado de cabrito ao qual confere um sabor único por ter na sua posse segredos culinários que foram transmitidos pela sua avó, pessoa de quem herdou o jeito para a culinária.
Notei-a algo diferente pois não trazia o sorriso que lhe era habitual. Estava triste por ter falecido uma pessoa que sempre conheceu e com quem sempre simpatizou. De facto ouvi os sinais vindos dos sinos que, quando alguém parte para o outro mundo, são tocados durante mais tempo por se tratar de um indivíduo do sexo masculino, vá-se lá saber porquê.
O Sr. Aberto, malvinha ou menino, como os mais chegados lhe chamavam, era uma pessoa de quem todos gostavam. Livre e desimpedido, estava geralmente ligado a um sem número de actividades desta vila. Durante anos, e num tempo em que ainda não existiam quiosques em Penacova, foi pioneiro numa actividade que hoje se poderia enquadrar no estilo "trabalhe a partir de casa" e, através dela, mantinha os penacovenses informados, desde que estivessem na disposição de comprar jornais e outras revistas de informação, ou não, de cabeça para cima, isto é, desde que estivesse na disposição de esperar que o cesto, preso por um cordel, descesse e trouxesse o que se tinha pedido a ele ou à D. Ricardina. Além disso, era presença habitual nesta pensão, quando ao fim do dia, gostava de conversar e de beber o seu copito, acompanhado com umas "cacetas" que a sua cozinheira de eleição, tão bem sabia confeccionar.
Agora, com mais de 80 anos, algo debilitado e, claro, possuidor de alguma doenças características dessas idades, estava na fase final da sua vida e, acabou por ser vencido pelo inevitável.
Perdeu-se uma figura típica da nossa terra e com ela um pedaço da sua história que, em algumas circunstâncias, tão bem soube transmitir, por nelas ter participado.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...