sexta-feira, 19 de outubro de 2007

ACIMA DAS NUVENS


A D. Rosalinda faz questão de manter intactas as máquinas fotográficas que o Sr. Ricardo possuía enquanto fez parte do mundo dos vivos. Era um hobby que exercitava constantemente tirando fotografias a tudo aquilo que o rodeava, desde que, como é natural, lhe interessasse e de preferência se o motivo fosse Penacova e as suas belezas.
Depois de cada sessão fotográfica, corria até ao laboratório mais próximo e, sem perder tempo, regressava de imediato à pensão para pendurar as fotos que considerava mais belas porque assim, dizia ele, "os hóspedes poderiam apreciar a beleza de Penacova, sem ter de sair da pensão".
Desde que nos deixou, as fotografias que se encontram penduradas nas diversas paredes da pensão, nunca mais foram substituídas, fazendo com que, desde essa altura, Penacova tivesse parado no tempo, tal como a bela adormecida, contudo não perdeu a beleza com o passar dos anos porque, acima de tudo, o Sr. Ricardo preocupava-se em escolher o papel fotográfico de melhor qualidade para que as fotografias se mantivessem lindas e brilhantes como no primeiro dia.
A D. Rosalinda já tinha tocado no assunto. Disse que, em conversa com a menina Alice, gostava de voltar ver fotografias sobre Penacova para, por um lado, renovar as fotos e, por outro, dar a conhecer aos hóspedes uma Penacova mais actual. Ao saber pela Susana do meu fraquinho pela fotografia, perguntou-me se eu estava na disposição de continuar o "trabalho" que o seu defunto esposo havia começado, respondi-lhe que sim, que o fazia com todo o gosto mas que não prometia uma qualidade tão boa como a do Sr. Ricardo.
- Vá lá Mário - disse a D. Rosalina -, você sabe tão bem quanto eu, que tem fotografias muito interessantes na sua colecção e que podia partilhar connosco.
- Bem sei D. Rosalinda, mas não prometo substituir todas as que existem na pensão de um dia para o outro. - disse-lhe eu.
- Claro que não Mário, nem é esse o objectivo, porém se o for fazendo aos poucos, de certeza que, qualquer dia, vai conseguir criar uma boa colecção e quem sabe até fazer uma exposição na pensão com os seus amigos que, tal como você, gostam de fotografia. - disse ela -
Então está bem D. Rosalinda - disse-lhe eu -, nesse caso, vou começar já hoje a expor aquelas que tenho.
Corri a buscar a minha pequena máquina digital e, de imediato, imprimi uma foto sobre Penacova, por sinal uma daquelas que eu mais gosto.


II

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...