terça-feira, 20 de novembro de 2007

CHEIAS REAIS

I
- Afinal D. Rosalinda, a chuva não fez muitos estragos para a nossa zona.
- Pois não Mário, mas no Alentejo o mau tempo ainda provocou umas quantas inundações.
- Em todo o caso D. Rosalinda, o verdadeiro Inverno ainda não começou, embora as autoridades alertem para a possível ocorrência de situações adversas até amanhã.
- É perfeitamente natural que isso venha a acontecer mas, mesmo que aconteça, nunca se irá comparar aos rigorosos Invernos que ocorriam quando eu era mais nova.
- A Srª. lembra-se como eram esses Invernos?
- Óh se lembro, era tanta a chuva que as margens do Mondego invadiam as ínsuas quase entrando pela porta das casas dentro.
- Por falar nisso D. Rosalinda, ainda há pouco, quando estava a dar uma olhada nas minhas fotografias antigas, peguei numa que retratava precisamente essa época. Nela, a "Barca do Concelho" aparece rodeada de água como se duma ilha se tratasse.
- Deixe ver se me recordo Mário.
Pegando na foto, a D. Rosalinda quase chorou, não pela fotografia em si, mas pelas memórias que lhe traziam aquela imagem.
- Olha Mário, neste tempo, apenas as barcas conseguiam garantir o transporte das pessoas, eram épocas em que a pobreza ainda era uma constante, principalmente junto às zonas ribeirinhas. Hoje, com a Barragem da Aguieira tudo mudou, as cheias já não nos afectam tanto, os caudais são controlados e, claro, as pessoas andam mais descansadas.
- Mais descansadas diz a Srª., olhe que quando os técnicos fazem estimativas, muitas das vezes são apanhados desprevenidos porque não contam com a imprevisibilidade da natureza, não conseguindo por isso evitar o pior.
- Tens razão Mário, basta recordarmos o que aconteceu no Baixo Mondego em 2001 para percebermos que a natureza, às vezes, nos prega umas partidas, revelando toda a sua força e capacidade destrutiva.
- E o que é que acha relativamente à fotografia?
- Queres a minha opinião?
- Claro que sim D. Rosalinda.
- Acho que fica muito bem ao lado das outras que, na pensão, mostram as paisagens e os locais de interesse de Penacova.
- Também achei que sim mas primeiro pretendia ouvir da sua boca essa sugestão e, nesse caso vou já tratar de a emoldurar para depois a pendurar.
I

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...