quarta-feira, 21 de novembro de 2007

DIPLOMACIAS

Quando pernoito na Pensão Viseu, dou comigo a pensar na actualidade, longe do ruído mediático que tanta poluição faz.
Este sossego do quarto explica-me quão hábil tem sido a diplomacia lusitana a lidar com o senhor das venezuelas, esse grande democrata que, finado Fidel Castro, será o novo líder do mundo livre e justo.
Fizémos acordos para todos os gostos, com os 400 mil emigrantes e o escuro petróleo a patrocinarem as assinaturas e a intervalarem as batatas com bacalhau.
Os comentaristas/moralistas do regime trataram de excomungar o senhor Chávez e o Governo português, numa atroz falta de sentido patriótico, ainda as criaturas não tinham parido tão importantes acordos.
O interesse da nação portuguesa sobrepõe-se, obviamente, à pequena e reles trica diplomática, aos meandros semi-explicados do exercício do poder por parte do presidente Chávez. Isso é secundário por cá e genuinamente doméstico do lado de lá do Atlântico. Do lado de cá, tratamos dos nossos problemas com a sageza costumeira e com a visão profética e salvadora que este governo vem demonstrando cristalinamente de há dois anos e meio para cá.
Tudo o resto é espuma e sujidade que esta chuva e uma vassoura devolverão ao local apropriado!

1 comentário:

recepcionista disse...

Seja bem-vindo Sr. Arquitecto. De facto, os acordos celebrados entre Portugal e a Venezuela tiveram, como único objectivo, o reforço das boas relações entre os dois estados democráticos afastando as cinzentas nuvens que pairavam sobre a (eventual) legitimidade do Presidente Chávez. Provavelmente a Espanha de Zapatero também esperava ansiosamente pela sua vez na distribuição das riquezas da sua ex-colónia só que, azar do destino, o monarca daquela fracturada nação, resolveu puxar as orelhas a um chefe de estado democraticamente eleito pelo seu povo, colocando em risco as (boas) relações que entre eles sempre existiram. Talvez Portugal até saia beneficiado dessa refrega, para variar.
Enquanto isso, nos por cá na pensão, vamos vendo o vídeo sobre a praia fluvial do Vimeiro, que faz as delícias dos nossos hóspedes.
Bem-haja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...