domingo, 4 de novembro de 2007

EM CIMA DO JOELHO

A D. Rosalinda entregou-me uns pequenos livrinhos sobre Penacova para colocar em cima do balcão da recepção e também nos outros espaços da pensão onde os hóspedes gostam de passar um pouco do seu tempo a relaxar. Depois de os desfolhar rapidamente, a primeira impressão que tive foi positiva, tinham a capa brilhante, em tons de azul e, ao tacto, senti que o papel era de qualidade, quanto ao grafismo, também houve alguma preocupação em escolher um tipo de letra agradável e adequado ao fim que se pretendia atingir com aquela edição. No que respeita à parte que ficou a cargo da empresa encarregue de produzir o trabalho, nada há a dizer porque, parto do princípio que o fez de acordo com as orientações de quem o pagou e de certeza que se preocupou em manter ou aumentar o seu prestígio. Já quanto a quem teve a ideia e forneceu os elementos e as informações que iriam constar daquele "veículo" de promoção de Penacova, não posso dizer o mesmo.
- Lamento D. Rosalinda mas, após esta breve olhadela, não os vou poder colocar à disposição dos nossos hóspedes.
- Então porquê Mário?
- Olhe D. Rosalinda, em primeiro lugar, quem forneceu as informações que neles constam não o fez correctamente, deturpando algumas delas. Em primeiro lugar, permitiu que fosse impresso um brasão de Penacova que, embora se pareça, não corresponde ao verdadeiro, o que demonstra não estar minimamente informado e, mais grave ainda, estar a prestar uma informação falsa a quem, desconhecendo, pensa ficar a conhecer. Limitou-se assim a indicar o sítio onde esse brasão (erradamente) aparece o que, naturalmente, lhe deu muito menos trabalho. Em segundo lugar, apenas são identificados, com fotografia, os autarcas de três freguesias das onze que o concelho de Penacova tem, transmitindo a sensação de que, ou os outros são todos feios e as suas caras apenas serviriam para espantar os turistas da freguesia que representam ou então a "obra" que fizeram foi de tão baixa qualidade que, pensaram eles, seria melhor não os dar conhecer, para assim evitar possíveis represálias. Em terceiro lugar, e como não podia deixar de ser, a inevitável gaffe. Em vez de se fazer referência ao EXECUTIVO da junta de freguesia de Penacova, faz-se referência à EXECUTIVA, não que eu tenha algo contra o sexo feminino, muito pelo contrário, apenas a prova de que, por parte da autarquia houve urgência em distribuir um documento sobre Penacova, sem que, previamente, tenha havido uma rectificação dos eventuais erros. Em último lugar, mas não menos importante, destaco o facto de se fazer publicidade a, pelo menos, uma empresa cuja gerência é da responsabilidade de um dos autarcas eleitos para uma das onze freguesias do nosso concelho, logo, fácil é de concluir, que, talvez não inocentemente, se tentou favorecer uma empresa que é gerida por um autarca em exercício de funções o que, naturalmente não é admissível.
Além do mais, a informação sobre Penacova em nada diverge da já existente. É feita referência aos já conhecidos monumentos que (sem dúvida) enriquecem o património do nosso concelho, às romarias que durante o ano animam a gentes de cada terra e, quanto a eventos mais ousados como o Festitradições ou a Capital da Lampreia, duas linhas chegam para os descrever e dar a conhecer portanto que, em Penacova, nada de novo.
- Se assim é Mário, tem toda a razão, arrume-os debaixo do balcão da recepção e ficaremos a aguardar pelas verdadeiras novidades, se é que algum dia isso vai acontecer. Entretanto, assim que tiver oportunidade, devolva-os à procedência.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...