terça-feira, 13 de novembro de 2007

OS CAPRICHOS DO MINISTRO

O Luís acabava de chegar à pensão, vindo acompanhado pelo António. Ambos são funcionários públicos e, desde que provaram os magníficos pratos confeccionados pela Susana e depois de saberem que a Cristina era especialista em vinhos, tornaram-se clientes habituais da pensão. Almoçavam, quando calhava, jantavam e, de quando em vez até pernoitavam. Pelo semblante carregado que traziam, reparei que não vinham para muitas falas e, como bom recepcionista que pretendo todos os dias ser, apenas lhes dei as boas-noites sem esperar alguma resposta, que inesperadamente acabou por vir. Educadamente, acompanhei-os à mesa onde habitualmente gostam de estar, quer seja ao almoço ou ao jantar.
- Inadmissível Luís, uma coisa nunca vista!!!!
- Tens toda a razão António, e o mais caricato de tudo é que isto só acontece normalmente naqueles países africanos, com muitas riquezas no subsolo e com níveis de desenvolvimento e educação muito baixos. Nesses países é que os governantes, enquanto exigem ao povo que representam, contenção nas despesas, maior flexibilização das regras laborais, com a consequente precariedade do vínculo laboral e lhes dão cada vez mais piores remunerações, exibem os mais recentes modelos, quer de automóveis, quer de "gadgets", quer de fatos feitos por costureiros famosos, como se de uma demonstração de uma passarele se tratasse.
- E o mais ridículo e insuportável de tudo, é tratar-se de um governante cujo ministério que tutela é um dos que menos condições oferece, tanto aos funcionários que para ele trabalham, como aos contribuintes que, por obrigação, têm que frequentar os serviços públicos do seu ministério.
- Não vás mais longe António, no tribunal da nossa terra, os funcionários que lá trabalham, de tão pouco e miserável espaço que têm, estão em cima uns dos outros e movem-se com extrema dificuldade, tal é a confusão em que aquilo se encontra. Tu por acaso achas que uma qualquer empresa privada conseguiria o alvará necessário para laborar, se por acaso a sua sede tivesse aquelas condições? Nunca na vida!!!
- E anda um ministro desses num automóvel topo de gama, quando o contribuinte que lhe paga o ordenado a fim do mês, tem que andar a pé ou porque não tem dinheiro para o combustível, ou porque não tem dinheiro para o bilhete do comboio que, ao que sei, vai aumentar mais 30 cêntimos.
- Mas Luís, o edifício onde está instalado o Tribunal de Penacova, nem sequer pertence ao ministério da justiça.
- Áh não, então a quem pertence?
- À autarquia, claro!!!
- Então nesse caso, também tem "culpa no cartório".
- São tão bons uns como outros e, quando o assunto não interessa, sacodem a água do capote e saiem, ou pensam que saiem, ilesos da situação.
- Mas António, também está para breve o fecho do Tribunal em Penacova, não está?
- Claro que está Luís, mas o que mais me espanta, é que ninguém diz nada, ninguém apresenta soluções ou alternativas, admira-me, por exemplo, um concelho como o de Vila Nova de Poiares, com uma área menor à da freguesia do Lorvão, consegue em cerca de 5 anos, instalar na sede do concelho, um julgado de paz e uma esquadra de polícia municipal!!!
- Sabes porquê António, porque o Jaime Soares não se chama Maurício e, ao contrário do nosso, tem feito por aquele concelho o que este nunca faria, nem que estivesse lá a vida toda.
- Tens razão Luís, o concelho de Vila Nova de Poiares tem uma pujança que o de Penacova nem daqui a vinte anos consegue alcançar.
- E sabes porquê António, porque os que governam em Poiares são de lá e gostam de lá estar, fazendo daquele concelho um sítio agradável, enquanto os daqui são uns palermas, sempre ao olhar para o relógio a ver se chegam as horas para se irem embora.
- Podiam era ir-se embora definitivamente em vez de andarem para aí a tentar colocar piso sintético nos campos de futebol, como se isso fosse sinónimo de progresso.
- Mas não vão porque os penacovenses são uns tótós, se lhe derem umas concertinas, uma castanhas e uns pipos de vinho para se entreterem, não pensam em mais nada.
- Olha Luís, quando vim trabalhar para Penacova, há já vinte anos, gostei muito da terra quando cá cheguei. Muito pacata, como belas paisagens e gente simpática. Passados esses anos todos, continua a ser muito pacata, a ter belas paisagens e as pessoas continuam a ser simpáticas.
- Sabes António, é para não te desabituares.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não gostei do que o Sr. Luís disse: "...Vila Nova de Poiares tem uma pujança que o de Penacova nem daqui a vinte anos consegue alcançar.". Desculpe, mas em 1º lugar pense no relevo de cada um destes concelhos, e depois para aqueles lados não há saneamento...
Penacova é bonita assim, se calhar o que falta nesta terra é uma juventude activa. Mas na verdade, onde houver vinho há festa.
Como os penacovenses não estão habituados a festas, quando as há, é uma desgraça... E viva o vinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...