domingo, 23 de dezembro de 2007

DOCES DE NATAL

Na pensão vive-se um ambiente muito especial. Imbuídos do espírito natalício, todos fazem questão de transmitir aquela paz que só nestas alturas (infelizmente) parece tomar conta de todos, deixando toda a gente feliz, mais condescendente para com o próximo e mais receptiva à resolução dos problemas dos mais carenciados. Não é incomum irromperem pela pensão adentro algumas pessoas à procura de algo para melhor passarem estes dias festivos. A D. Rosalinda faz sempre questão de ter à disposição de quem nos visita, um sem número de doces tradicionais desta quadra. Curiosamente, este ano, não se ficou pelas tradicionais broinhas de natal ou pelas deliciosas filhoses ou até mesmo pelo indispensável Bolo Rei. Desta vez foi mais além, aproveitando a chegada do filho e da nora, optou por colocar na mesa, onde habitualmente se encontram todos esses doces, um delicioso Panettone, que a Susana tão bem soube fazer e, imagine-se, "raclete", uma espécie de tosta de queijo, com uma elaboração especial e com um queijo, tradicionalmente suiça.
Lá fora a iluminação não abunda, diria mesmo que está sobriamente instalada, a contrastar com o exagero do passado ano. Talvez a contenção de despesas a isso tenha obrigado mas, um pouquinho mais não faria a diferença e aquecia alma.
Como era de esperar, não faltou a cabana onde nasceu Jesus que, pese embora a falta de espaço, foi originalmente construída junto à torre da igreja matriz pelo Agrupamento de Escuteiros de Penacova. O burro, esse não está presente, nem poderia pois, para além de não ter espaço, foi utilizado para transportar o Pai Natal. Quanto à vaca também nem sinal, por um lado, porque a dificuldade em colocar tal animal em tão exíguo local prejudicava a sua presença, por outro, não havendo "menino" para aquecer, deixa de ser fundamental a presença daqueles seus habituais companheiros de presépio.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...