quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

(RE)INSERÇÃO (A)SOCIAL

- Então Mário, alguém ficou a dever um "favaios"?
- É verdade D. Rosalinda, imagine a Srª. que, na 2ª feira, o Xavier, saiu daqui esbaforido, sem sequer pagar o que bebeu?
- Mas ele agora faz o quê?
- Olhe D. Rosalinda, até há bem pouco tempo, andava a dar serventia a pedreiro, agora parece que lhe pagam o rendimento social de inserção.
- Mas será que ele e a família se conseguem governar apenas com esse tal rendimento?
- A julgar pela aparência, tudo indica que sim.
- Olha Mário, eu não concordo nada com esse subsídio que dão a pessoas que, tal como o Xavier, ainda têm forças e idade para trabalhar.
- Oh D. Rosalinda, não seja assim tão mazinha.
- É verdade Mário, então admite-se, que quem aufere desse rendimento, se considere inapto para trabalhar?
- Bom, nessa perspectiva sou capaz de lhe dar razão.
- E tem que dar mesmo Mário. O exemplo do Xavier é óptimo para ilustrar a minha opinião. O Xavier era um pobre coitado a quem a segurança social deu a mão. Não se sabia governar, o que ganhava era todo para o vinho e os filhos em casa a gemer com a fome. Depois lá lhe arranjaram uma casita, com quartos para as crianças e com tudo aquilo que uma casa de família deve ter.
- Até aí tudo bem D. Rosalinda.
- Pois sim, até aqui tudo bem, contudo, o Xavier está nessa situação há quase um ano, não se vê que ele tenha gosto por fazer alguma coisa, mas continua a receber as ajudas da segurança social que, além de lhe entregar um dinheirão por mês, ainda lhe enchem a casa de mercearia. Diz-me só se não é uma injustiça aos olhos de quem trabalha?
- Sim, é certo, tanto mais que o Xavier podia andar aí, por exemplo, com as pessoas da PENSAR, a limpar o mato das serras ou a fazer outra coisa para, ao menos, mostrar que tem vontade de trabalhar e que merece o dinheiro que lhe dão.
- Sabes uma coisa Mário, as pessoas falam e com razão. As assistentes sociais e os responsáveis pela atribuição desses subsídios, haviam de levantar o traseiro da cadeira para ir ao local onde vivem as pessoas e avaliar a verdadeira necessidade que elas têm e até que ponto elas são realmente carenciadas.
- Tem toda a razão D. Rosalinda. Em vez de andarem para aí a pavonear-se para trás e para diante, deveriam era ir para o terreno, ver os casos de miséria gritantes que arrepiam qualquer um e, aí sim, atribuir esse rendimento a quem realmente precisa.
- Exactamente Mário, além disso, tal subsídio faz com que as pessoas que o recebem nunca abandonem os vícios que têm porque sabem que aquele é certinho e que com ele podem continuar a fazer uma vidinha sem problemas.
- Olhe D. Rosalinda, a Srª. pôs-me tão nervoso que até vou pagar já o "favaios", apesar de saber que nunca mais vou ver este dinheiro.
- Deixa lá Mário, “quem ajuda os pobres, empresta a Deus.”
- Pois sim, D. Rosalinda, pois sim.
I

2 comentários:

Anónimo disse...

sou um leitor atento do vosso blog.
gosto da maneira como abordam os assuntos, a forma subtil como chamam nomes ás coisas. força!! é para continuar. já agora, de vez em quando eu também escrevo qualquer coisita. passem por aqui:
http://opiratasoueu.blogspot.com/

Anónimo disse...

A conversa decorre num daqueles serões, na sala, a ver televisão.
1ºHÓSPEDE:
- D. Rosalinda, agora é que a Sra. tocou num assunto bastante delicado que, na verdade, devia ser revisto pela assistência social. Olhe que, alguns desses beneficiários têm um vidão!...
Então, ouvi dizer que alguns até têm empregada de limpeza...????.
2ºHÓSPEDE:
- Sim senhor, também ouvi alguns comentários de desagrado. D. Rosalinda, será que esses beneficiários são assim tão inaptos que não sabem fazer nada, ou melhor, que não querem é trabalhar...
1ºHÓSPEDE:
- Claro, bom corpo têm elas e eles. Deviam ser ensinados a trabalhar como as outras pessoas. Concordo que beneficiem de algum apoio no início, mas depois deviam ser encaminhados para um trabalho útil á vila, ao concelho, por exemplo, ajudarem na limpeza das ruas, das matas, das estradas, sabem 1 coisa??? Isto é 1 pouca vergonha.
2º HÓSPEDE:
- Este assunto revolta-me. Por vezes dá vontade de denunciar. Eu vou retirar-me. Vou LER até adormecer.
Boa noite a todos.
Boa noite D.Rosalinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...