quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

RESIGNADAMENTE DE ACORDO

- Então Mário, se bem percebi, a partir do próximo ano, vamos ter que aprender a escrever de novo?
- Mais ou menos Alice, apenas algumas palavras vão sofrer alterações.
- E sabes quais?
- Bem, segundo o acordado entre os Estados cuja língua oficial é o português, vão desaparecer da nossa escrita as letras mudas e algumas palavras com hífen, assim, se agora escreves "afectivo", com a entrada em vigor do novo acordo, passarás a escrever "afetivo".
- Ou "batismo" em vez de "baptismo".
- Exacto. Quanto àquelas que habitualmente escrevemos com hífen, como por exemplo "mini-saia"...
- Passaremos a escrever "minissaia".
- Nem mais Alice, apesar de ter consciência que vai ser um bocado complicado aplicar as novas regras, sobretudo para mim que sempre escrevi desta maneira, não creio que vá ser um bicho-de-sete-cabeças ou bichodessetecabeças. (riso)
- Para mim e para os meus colegas também vai ser um bocado difícil mas, aos poucos e com o hábito, vamo-nos habituando.
- Claro Alice, o "hábito faz o monge", já não me atrevendo a dizer o mesmo relativamente à tua avó, cuja aprendizagem e mecânica vai ser mais difícil.
- Mas Mário, eu também li que algumas palavras vão perder o acento circunflexo, estou a lembrar-me por exemplo, das palavras "vêem" ou "crêem" que com as novas regras vão deixar de ter aquele sinal diacrítico.
- São inúmeras as alterações de que vai ser alvo a nossa forma de escrever mas, convém dizer que este acordo foi assinado pela primeira vez em 1990 e que só agora, após sucessivos protocolos modificativos, vai finalmente entrar em vigor.
- E concordas com todas essas alterações?
- Bom, para ser franco gosto muito da nossa forma de escrever, além disso, convém não esquecer, que a língua portuguesa "nasceu" em Portugal e, como é lógico, quem devia ditar as regras acerca desse assunto seríamos nós, contudo somos apenas dez milhões de portugueses para um universo de cento e noventa milhões, como é o caso do Brasil, o que naturalmente nos coloca num situação desvantajosa.
- E...
- E..., como contra factos não há argumentos, quando não os podes vencer, junta-te a eles, tal como aconteceu com o Euro quando substituiu o Escudo.
- Posso então concluir que está de acordo com este “acordo”.
- Mais resignado do que de acordo, será essa a forma que caracterizará a minha posição acerca do assunto.

2 comentários:

António Luís disse...

Votos de um Bom Natal para a Pensão Viseu e que o ano de 2008 traga muitos hóspedes e sucesso!

obvious disse...

o obvious agradece a visita e deseja a todos um santo Natal, jundo daqueles que vos são mais queridos.
Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...