sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

CAPITAL (POLÍTICA) DA LAMPREIA

- Então Mário, está tudo bem?
- Tudo mais ou menos Filipe, quando mal sempre assim. Então, decidiu passar o fim-de-semana na pensão?
- É verdade meu caro. Acredite que só aqui consigo descansar convenientemente.
- Acredito que sim, o mesmo se passa com os restantes hóspedes que fazem questão de nos visitar. Então e novidades?
- Não há muita coisa nova para contar, apenas que, pela primeira vez, durante esta semana, consegui ter acesso ao programa do fim-de-semana da lampreia em Penacova.
- E o que é que achou?
- Olhe Mário, para lhe ser sincero, achei-o muito pouco ambicioso e pobre, e mais pobre ainda por ser esta terra a Capital da Lampreia.
- Isso é porque nós fomos os primeiros. Agora, se me disser que existem outros concelhos que, por esse país fora, fazem muito mais pela lampreia do que Penacova, isso acredito.
- E existem mesmo Mário. Durante esta semana tive a oportunidade de visitar alguns sítios onde esta iguaria se confecciona e verifiquei que todos eles oferecem muito mais do que Penacova, mesmo não sendo Capital.
- Dê-me exemplos.
- Olhe, por exemplo, Vila Nova da Cerveira, Penafiel, Montemor-o-Velho, Gondomar, ou até Tomar, para não falar noutros que aproveitam o facto da lampreia ser abundante nesta época, para fazerem as suas mostras, os seus festivais ou até mesmo as suas semanas gastronómicas dedicadas a esse ciclóstomo.
- Tem razão Filipe. Se compararmos o conteúdo dos programas que frisou com o nosso, então até me atreveria a dizer que deveríamos abdicar do título de Capital da Lampreia e oferecê-lo a uma dessas organizações.
- Não duvide daquilo que lhe estou a dizer. Qualquer dia, um qualquer indivíduo lembra-se de dizer que a sua terra é a Capital Universal da Lampreia e Penacova fica logo esquecida como destino gastronómico.
- Aí mais devagar Filipe, isso não funciona bem assim.
- Acha que não? Então espere para ver. Consegue mostrar-me o que é que o vosso município está a fazer pela promoção da lampreia?
- Bem....fez uns prospectos, pendurou uns cartazes nas árvores e....
- E...?
- Bem, deixe-me pensar um pouco.
- Pois nem que esteja toda a noite a pensar consegue descobrir o que mais, para além disso, fez o município para divulgar e promover a lampreia.
- Então, oferece uns pastéis e sorteia um fim-de-semana nas unidades hoteleiras do concelho.
- Se para si, toda essa promoção é suficiente, então começo a compreender porque razão é tão pobre e tão sem graça o evento mais importante para Penacova.
- Espere aí Filipe, eu também acho que devíamos ser mais ousados na organização deste fim-de-semana mas...
- Consegue explicar-me porque razão a Pensão Viseu não aderiu ao evento como restaurante e alojamento associado?
- Bem, ouvi dizer à D. Rosalinda que o programa era pouco ambicioso e que, por tal facto, não aceitava participar nessa qualidade.
- Vê Mário, está a dar-me razão!!! Até a D. Rosalinda já percebeu que assim não vale a pena. Não basta ter lampreia para cozinhar que faz de uma qualquer terra a sua Capital, é necessário aproveitar esse facto para fazer mais do que apenas oferecer uns doces e vender lampreia a preços módicos.
- Talvez os nossos autarcas tenham sido convidados para, nesse fim-de-semana, irem visitar outros concelhos que entretanto também escolham a lampreia para se projectarem.
- E talvez por esse motivo não pretendam enriquecer o programa do seu concelho, por não terem oportunidade para cá estarem. Olhe que é bem capaz de ter razão Mário.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...