quinta-feira, 11 de março de 2010

Convites e sugestões


-Boa noite.
-Boa noite. O que é que vai tomar?
- Um  café, por favor.
- Concerteza, é para já!!
Pego no jornal e, distraídamente olho para a nova decoração Pensão. Está mais bonita, mais alegre e espaçosa! Tiveram bom gosto!
O Mário já não está, algo estava diferente. Muito diferente.
Sabe, eu e ele éramos muito amigos, e continuamos a ser na verdade. Com ele conversava quando estava na Pensão, às vezes durante uma semana ou duas, e o Mário era como se fosse de família.
- Bem sei sr. Luís! O Mário falava-me muito de si, quando eu vivia com ele, claro.
- Mas como é que sabe o meu nome!?
- Bom, como lhe disse, o Mário já me tinha falado de si e da Pensão, propondo-mo inclusive,como seu substituto à D. Rosalinda.
- Áh, estou a ver.... E você é familiar do Mário?
- Sim, sobrinho...
- Que óptimo! E chama-se?
- Matias.
- Aqui tem o seu café.
- Muito obrigado Matias.
Parece bom moço. Hoje em dia a vida não está fácil para rapazes como ele. Tentam, a todo o custo, manter um emprego para conseguirem ter as suas coisas. Comprar, no fundo, um pouco de liberdade. Por isso, terem a sorte de encontrar um que lhes dê segurança e um pouco de satisfação, quantas vezes menos do que remuneração, é uma sorte. 
Se todos fossem como o Rui Pedro Soares, aquele rapaz que aproveitou o "convite" do governo para se tornar em administrador da PT, estariam um pouco melhor do que o Matias mas, concerteza com menos notoriedade. Sim, notoriedade, porque quando passar a tempestade, tudo acaba, como de costume, por ser esquecido e o rapaz retoma a vida e a tranquilidade a que estava habituado, com um chorudo ordenado ao fim do mês, para toda a vida. Muito melhor!!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...