sábado, 13 de março de 2010

A moda do bulling


- Avó, achas normal que um menino se atire para o rio por estar constantemente a ser vítima de bulling?
- Ao rio filha? Então ele sabia nadar? Alguém o foi buscar?
- Não avó. Ninguém o foi buscar porque ele acabou por morrer!!
- Morrer? E porquê?
- Olha avó, andavam sempre chateá-lo, sempre a gozar com ele, que acabou por se fartar e....
- E depois decidiu por fim à vida. Mas é estranho que um pequeno tenha pensamentos dessa natureza. Não é normal nestas idades tomar uma decisão dessas. Que me lembre só os adultos são capazes de decidir assim, ou porque estão velhos e não querem viver mais, ou porque se arrependeram bastante de algo que tenham feito...não sei...é tudo muito estranho!!!
- Seja como for avó, dizem que o menino se mandou ao rio porque estava farto de ser agredido.
- Olha minha querida......já tenho algum idade e em toda a minha vida soube que os mais fortes agrediam os mais fracos e que os mais fracos nem sempre conseguiam resistir a toda essa agressividade. Por outro lado, e conhecendo um pouco do mundo de hoje, consigo perceber que as coisas mudaram radicalmente sem que os valores se tenham sabido salvaguardar. O respeito pelo próximo, a necessidade de parar perante alguém que se reconhece como autoridade, têm sido coisas que quase desapareceram. Por isso, nas escolas de hoje, não se vêm os alunos a respeitarem os professores, a respeitarem os colegas e os funcionários, enfim, a aceitarem que acima deles há alguém a que, eles devem obediência e que os pode prejudicar o seu percurso académico, castigando-os e fazendo com que eles não consigam alcançar os seus objectivos.
- Isso era terrível para mim avó. Se me impedissem de estudar, acho que não aguentava!!!
- Claro que sim Alice. Sei perfeitamente que não serias menina para alguma vez permitires que coisa tão inquietante te atormentasse. De qualquer maneira, não concordo com toda esta confusão. Não quero com isto dizer que devíamos voltar ao tempo antigo, porque aí também não gostava que alguém estivesse. Só digo que quem ensina tem que ser suficientemente firme para saber impor disciplina na hora de aprender. Não é possível permitir que uns prejudiquem os outros e que por isso paguem todos. Mas....
- Mas o quê avó?
- Mas também sei que alguns professores são muito amigos dos alunos, tratam-os como colegas, apaixonam-se pelos alunos e permitem que os alunos se apaixonem por eles.....enfim, uma tremenda confusão.
- Olha avó, só espero não ter que estar sujeita a uma situação desse tipo. Se alguma vez me acontecer, faço logo queixa ao director da escola!!!
- Vais ao director da escola e vens logo ter comigo ou com a Luísa. Nós sabemos como actuar se isso acontecer.
- Mas para além dos alunos, também os professores sofrem com isso.
- Sofrem com isso como?
- Soube hoje que um professor se atirou da ponte 25 de Abril, por não aguentar a pressão dos alunos durante as aulas. Disse que não conseguia aguentar as chacotas de que era alvo constantemente, que não o deixavam ensinar, chamando-lhe careca e outras coisas....
 - Credo Alice, anda tudo tolo!!! Agora também um professor!?
- Mas não é certo que tenha sido por causa disso que ele se suicidou. Só sei que foi depois de ter enviado sete reclamações aos superiores e nada ter acontecido.
- Olha Alice, hoje em dia tudo é notícia e notícia que se espalha para toda a parte do mundo em minutos. A nossa sociedade tem necessidade de viver em constante sobressalto. As emoções são efémeras mas acabam por ser o combustível que permite viver o dia-a-dia. O mundo está sempre me mudança e não devemos permitir que tudo isso nos afecte, apesar de estarmos sujeitos a todo tipo de situações, inclusivamente aquelas que mais nos afectam, ou porque não as conhecemos ou porque achamos que nã correspondem àquilo no dizem os nossos verdadeiros amigos.
- E então, qual será a soluça para “sobreviver” a tudo isso?
- Bem, não se trata de sobreviver ou deixar de sobreviver, o que deves fazer, é continuar a seguir os conselhos que te dou e a ouvir os professores. Se agires dessa maneira, concerteza que terás mais facilidade em encontrar as soluções que procuras e as respostas para as tuas dúvidas que, nestas idades, são imensas…..

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...