sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Praias dos Tesos

- Então meu caro amigo, há tanto tempo que não te via, que fazes tu aqui?
- Olha, calhou passar por perto e perguntei para os meus botões "Será que o Matias está na Pensão? Sabia-me mesmo bem comer uma Nevada e beber um cházinho"
- Fizeste muito bem em passar David! Sabes aos anos que não te via, o que te traz por cá?
- Olha, estava de passagem, a caminho de Lisboa, e resolvi fazer-te uma visita, não sabendo muito bem se te encontraria por aqui.
- Vês, tiveste sorte e até calha bem porque eu estava para aqui a pensar que bem que em faria conservar com alguém.
- Pronto, aqui me tens, agora desembucha.
- Olha David, não é nada de especial, ou se calhar até é. Sabes que eu vou todos os anos para o Algarve, para casa dos teus vizinhos. Pago menos do que pagaria num outro qualquer alojamento, com a vantagem de estar numa casa de pessoas que são quase de família.
- Pois, lá ficas muito melhor instalado.
- E agora estou com receio que a D. Rosalinda siga o exemplo do governo, ao não pagar o subsídio de férias e de Natal do próximo ano. Por isso, peço-te para falares com os teus vizinhos que para o ano, não vou poder arrendar-lhes a casa.
- Mas depois também falas com eles?
- Claro que sim, mas como foste tu que me os apresentaste, por agora peço-te que lhes digas alguma coisa, para não serem surpreendidos com a notícia.
- Mas tu achas mesmo que a D. Rosalinda te vai cortar os subsídios?
- Claro que vai David, ou tu achas que os patrões vão perder a oportunidade de o fazerem. Só estavam mesmo à espera que fosse o Estado a tomar a iniciativa. E digo-te, uma vez retirados, nunca mais vão voltar.
- E as eleições Matias? Acreditas mesmo que quando elas estiverem para acontecer, não vão logo a correr repor algumas mordomias?
- Acho que poderão voltar algumas, mas não todas e essa muito mesmo. Quanto àquilo que tu classificas de mordomias, fica sabendo que mordomias têm, ou tinham, os gregos, quando auferiam quinze meses de salário por ano e um ordenado mínimo de 750 euros, esses sim tinham mordomias, agora para nós portugueses e pobres assalariados, esses subsídios só contribuíam para diminuir a injustiça de que sempre fomos alvo.
- Sim, nesse aspecto tens todas a razão, mas quanto às férias, sugiro que vás aproveitando a praia fluvial do Reconquinho para ira a banhos, pois tudo indica que para o ano ficará ainda melhor.
- É uma boa alternativa sim senhor e olha que o nome "Praia dos tesos" nunca lhe assentou tão bem! Se queremos que os turistas que nos visitam, gostem da nossa terra, temos que ser nós os primeiros a gostarmos dela, por isso, no próximo ano, não irei só à praia do Reconquinho, mas também a todas as outras do concelho, pois para além da qualidade que a maior parte delas tem, melhor ficarão quando contempladas com a minha presença e a de outros que como eu, outro remédio não têm senão por aqui ficarem.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...