domingo, 21 de março de 2010

Contra as lixeiras, limpar, limpar!

- Então Alice, tão cedo?
- Olha Luísa, começou a chover e decidiram adiar a limpeza para Abril.
- Foi pena! A Alice ía tão bem equipada. Aquelas botas de cano alto, o impermeável, a pá e aquela pinça para apanhar os papéis. Estou convencida que apanharia mais lixo do que qualquer um dos outros voluntários.
- Não exageres Luísa! Tenho pena, isso sim, de adiar por mais uns dias a recolha de toda a lixaria que por aí está espalhada. Quanto mais cedo for retirada para os locais adequados, mais depressa o ambiente agradece e mais bem cuidados ficam os nossos espaços verdes.
- Tem razão Alice. Mas eu prefiro não sujar, para não ter que limpar.
-Pois, era assim que todos os que sujam e não limpam deviam pensar. Em vez de continuarem a poluir deveriam privar-se de o fazer, porque se isso não acontecer e continuarmos a varrer o lixo para baixo do tapete, qualquer dia sufocamos com os desperdícios que por todo lado abandonamos.
- E depois já não há solução para o problema.  Provavelmente até se esgota a capacidade de regeneração da natureza.
- Não duvides Luísa! Toda este desrespeito pelo meio ambiente, já lhe provocou danos irreversíveis. São inúmeros os casos em que a capacidade de regeneração de alguns ecossistemas mais frágeis foi completamente destruída.
- Mas Alice, foi sem dúvida um movimento cívico sem igual! Foram mais de cem mil os voluntários que apareceram. Gostei muito de ver o Presidente da República a participar também na limpeza.
- Olha Luísa, só espero que valha a pena. Só espero que as pessoas tomem consciência de uma vez por todas de que não devem poluir o mundo em que vivemos, sob pena de acelerarmos ainda mais a degradação do nosso planeta. 
- Fique descansada Alice! Estou convencida que toda a gente vai mudar de hábitos. Além disso, se cada país fizer o mesmo, fica tudo limpo que é um instante.
- Olha Luísa, ainda é cedo para apurar resultados, até porque algumas localidades não puderam fazer. Porém, desde que teve início, o movimento "Let's do it!" que só no ano seguinte a ter sido criado, mobilizou cerca de 50 mil pessoas que num só dia recolheram mais de 10 mil toneladas de resíduos ilegalmente depositados. Fantástico não é?
- Só prova que o ser humano, quando quer, consegue surpreender-se pela positiva.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...