segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Doces Rainhas

brasão da ordem dos beneditinos
- Parece impossível de aceitar, que uma equipa que já esteve na Liga de Honra, tenha dado tamanho tropeção!
- É assim, meu caro Armando, quem não marca sofre. E olhe que, por vezes, mais vale andar cá por baixo e jogar com uma regularidade que permita manter uma boa posição da tabela, do que, por vezes, aspirar fazer um voo mais alto, sem condições para prosseguir e não conseguir.
- Mas todos podemos sonhar, não é verdade?
- Claro que sim, não é por acaso que o sonho comanda a vida.
- E o que vai tomar sr. Armando?
- Pode ser um café e um pastelinho de Lorvão.
- Boa escolha sr. Armando! Saiba que estes foram ontem confecionados precisamente em Lorvão.
- Ah sim, e a que propósito?
- Então não sabe que ontem Lorvão comemorou as suas Santa Rainhas?
- Não sabia não Matias, sabe que ligo mais ao futebol e essas coisas da religião passam-me um bocado ao lado, tirando, claro, a missa de Domingo e as procissões da Páscoa, esses sim, os únicos eventos religiosas que acompanho. Mas fique sabendo que os pasteis de Lorvão são muito saborosos.
- Olhe sr. Armando, aqui na Pensão os pastéis, o mosteiro e até a própria vila, são do Lorvão e não de Lorvão, como alguns preferem chamar-lhe
- Então e porquê esse preciosismo Matias?
- Tão só porque aqui na pensão, gostamos de preservar a originalidade das coisas e não as adaptamos em função da vontade de quem, por comodidade ou desconhecimento, achou que ficaria melhor desta ou daquela maneira. O mosteiro, e a própria vila, foram edificados em honra de Santa Maria do Lorvão e não de Lorvão. Para além dessa, são inúmeras as referências ao Mosteiro do Lorvão, alguma delas emitidas por entidades oficiais, não havendo por isso, da nossa parte, dúvidas em utilizar essa designação, para além do facto de Lorvão, derivar do latim, como sendo lauribano ou loureiro oco, do género masculino portanto.
- Muito bem Matias, fico esclarecido, mas mantenho a dúvida relativamente à designação, não estando porém preocupado com ela, uma vez que a delícia dos seu doces, remetem para outras discussões essa tal incorreção, se é que existe.
- Ótimo sr. Armando, ficamos felizes pela sua boa disposição e com a certeza que voltará à Pensão, seja para comer ou não, um saboroso doce conventual.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...